20 de mai. de 2009

Cristina Buarque e Terreiro Grande

Alô a todos.

O programa a seguir é imperdível. Cristina Burque, cantora e pesquiadora do primeiro time, depois do projeto "Sem Tostão" com o também pesquisador e cavaquinista Henrique Cazes, tinha ficado um tempo sumida dos palcos e apresentações e segundo o proprio Henrique a apresentação no Café Brasil em São Pedro da Serra, em junho de 2005, teria sido a última apresentação de Cristina Buarque. Este show foi absurdamente maravilhoso, o sucesso foi tão grande que nesta mesma noite foram vendidos quase 50 Cds da dupla.

Não vi ainda apresentação de Cristina Buarque e Terreiro Grande, mas meus amigos paulistas que viram ficaram boquiabertos com a sempre maturidade profissional dessa pesquisadora fantastica, além disso vasculhei aqui na rede tudo que podia sobre o Terreiro Grande e acho que devemos nos encontrar lá.

Agradecimentos a Eugênia Rodrigues e a agenda samba e choro por divulgar esta e outras notícias  do universo do samba e do choro.

segue então o material enviado pela produção ( Leia até o final).

Os shows serão dedicados às canções do compositor Candeia (1935-1978). O projeto surgiu a partir de um convite do pesquisador João Baptista Vargens para o relançamento de sua biografia sobre o compositor, intitulada Candeia, luz da inspiração. 

A apresentação, realizada inicialmente em São Paulo, no mês de fevereiro passado, foi um grande sucesso, com três dias de ingressos esgotados no Teatro FECAP. O espetáculo resultou na gravação de um CD, que reúne Cristina e o Terreiro Grande, a ser lançado no segundo semestre de 2009. 

Compositor de importância fundamental na escola de samba Portela, Candeia foi também uma das maiores lideranças que o samba teve, figurando ao lado de Paulo da Portela no panteão máximo daquela escola. Fundador da Escola de Samba Quilombo, um marco da luta contra a descaracterização do carnaval, Candeia é hoje uma das mais importantes referências de uma nova geração de sambistas, que tem no Terreiro Grande um de seus principais representantes. 

"Candeia tem uma importância incalculável. Dentro do samba, enquanto movimento, foi o primeiro a se mobilizar em prol da participação do sambista no processo de criação, de dominação e de controle absoluto sobre a arte por ele mesmo criada", diz Renato Martins, do Terreiro Grande, que continua: "Candeia foi um sambista completo. Bom compositor, bom partideiro e bom ritmista, fora tudo isso que já foi abordado. É um dos mais respeitados nomes do samba. Deixou uma obra invejável gravada e uma obra inédita enorme". 

Neste espetáculo, Cristina Buarque e o Terreiro Grande trabalham a fundo em mais uma pesquisa para trazer ao público pérolas inéditas ou desconhecidas, além de clássicos imortais como Dia de graça e Portela é uma Família Reunida (com Monarco); sambas-enredo como Riquezas do Brasil (com Waldir 59); e partidos-altos como Que me dão pra beber. 

O grupo Terreiro Grande traz amigos que cantam e tocam sambas pouco conhecidos dos compositores antigos ligados à escola de samba. Eles vêm do Grêmio Recreativo Tradição e Pesquisa Morro das Pedras, da periferia de São Paulo, fundado em abril de 2001 e que encerrou as atividades em dezembro de 2006. Sobre os "meninos", Cristina Buarque diz: "Uma roda de samba com eles pode durar 8 horas sem repetir o repertório. A música, para eles, é alegria e diversão – todos trabalham em outras áreas – e não existe aquela vaidade e hipocrisia tão comuns hoje em dia". 

No palco, Renato Martins (agogô e voz), Edinho (cavaquinho e voz), Roberto Didio (surdo e voz), Lelo (violão e voz), Luizinho (pandeiro e voz), Eri (caixa de fósforo e voz), Tuco (cavaquinho e voz), Jorge (tamborim e voz), Bocão (voz), Neco (reco-reco e voz), Pereira (tamborim e voz), Careca (tamborim e voz), Cardoso (violão e voz), Alfredo Castro (cuíca e voz), Wilson Miséria (prato e faca e voz) e Marcelo Cabeça (voz) unem-se à voz de Cristina Buarque para uma grande homenagem ao samba tradicional, sua cultura e história contada através das músicas de Candeia.

Para os shows, Cristina Buarque e o Terreiro Grande prepararam um imenso repertório com canções de Candeia. São elas: Samba da antiga / Viver / Canção da liberdade / Nova Escola / Dia de Graça / Falsa inspiração / Vem prá Portela / Portela é perfume da flor / O ideal é competir / Portela é uma família reunida / Riquezas do Brasil / Legados de D. João VI / Brasil panteão de Glórias / Saudade / Criança Louca / Ilusão perdida / Foi ela / Saio de casa e vou pra rua / Não vem que assim não dá / Que me dão pra beber / Meu dinheiro não dá / Partido da Clementina / Vida apertada / Os Lírios / Miragens do deserto / Peso dos anos / Felicidade é ser gente / Já fui Feliz / Não é bem assim / Magna Beleza / Amor Oculto / Atendendo o apelo / Era quase madrugada / Não se vive só de orgia / Deixa de zanga / Brinde ao Cansaço / Prece ao Sol / A hora e a vez do samba / Chorei, Chorei / Vai pro lado de lá / A volta / Alegria Perdida / Sou mais o samba / Sinhá Sinhá / Regresso / Expressão do teu olhar / Apoteose / Samba livre / Faz de conta. 

O show "Cristina Buarque e Terreiro Grande cantam Candeia" foi aprovado pelo edital 2008 de ocupação dos espaços da CAIXA Cultural. 

Sobre o livro Candeia – Luz da Inspiração 

Nos trinta anos de ausência do compositor Candeia, a Almadena Editora lança a terceira edição – ampliada e revisada - da biografia Candeia – Luz da Inspiração, de João Baptista M. Vargens. Há nesta edição 28 músicas inéditas, descritas em letras e partituras, estando 23 delas gravadas em um CD, que acompanha o livro. Cinco músicas são cantadas pelo próprio Candeia, inclusive um samba em parceria com Paulinho da Viola. Sergio Cabral assina a orelha, as ilustrações são do portelense Lan (capa) e do compositor Nei Lopes (miolo) e o prefácio, da jornalista Lena Frias." 

Serviço 

Show: Cristina Buarque e Terreiro Grande cantam Candeia 

Local: CAIXA Cultural RJ – Teatro Nelson Rodrigues. Atenção, não confunda o Teatro Nelson Rodrigues - Caixa Cultural, na Av. Chile, 230, com a Caixa Cultural da Almirante Barroso. O Nelson Rodrigues fica ali perto da Petrobrás, da estação dos bondes de Santa Teresa e da Fundição Progresso. 
Dias: 29, 30 e 31 de maio de 2009 
Horários: sexta, sábado e domingo às 19h30. 
End. Av. República do Chile, 230, anexo, Centro - Tel.: (21) 2262 8152 
(estacionamento rotativo – entrada pela Rua Silva Jardim) 
Duração: 75 minutos 
Ingressos do show: R$ 6,00 (inteira) e R$ 3,00 (meia-entrada) 
Capacidade: 388 lugares 
Classificação Etária: livre 
Acesso para portadores de necessidades especiais 
Acesse a programação da CAIXA Cultural: www.caixa.gov.br/caixacultural