6 de abr. de 2009

Ovinho ritmico.


Não é de hoje que nos bastidores das rodas de samba, os ovinhos ( aquele ganzá em forma de ovo colorido),vem sendo o assunto de risos e uma encheção de saco.
Fizeram até uma associação dizendo que quem toca os tais ovinhos são mulheres de músicos que acompanhavam os maridos ou namorados e tinham duas funções na roda: ou falavam sem parar ou tocavam ovinhos. Maldade a parte, na maioria das vezes não deixa de ser verdade, algumas até exibem orgulhosamente um Kit ovinhos com cores e tamanhos variados, outras chegam na roda antes do marido músico e são até certo ponto "Caxias", pois tocam todas as músicas, independente do andamento. É incrível.
Já me contaram que por causa dos ovinhos teve até policia na roda, e fica muito engraçado quando muitas mulheres estão numa roda e todas se empolgam a tocar os ovinhos.
Deixando mulher e ovinhos de lado, recentemente, descobri que não é só mulher que gosta de ovinhos. Tem uma galera gente boa que "toca tudo na percussão"e que também gosta dos ovinhos e sabe qual é a novidade? tem muito ovinho fora do andamento .
De um modo geral, acha-se que tocar pandeiro, surdo , cuíca e ovinhos é "mais fácil" e se tocar "baixinho" não atrapalha, fazer o que não!
Conhecer e ter intimidade ritimica, observar o andamento da música que esta senda tocada e saber o que é dinâmica são os princípios basicos para quem quer tocar um instrumento de percussão. Isso devia vir escrito no manual de instruções de qualquer ovinho comprado.
saudações musicais.